Laranjões sendo retirados pela falta de educação dos moradores
Alex Belchior - Fala Vila Kennedy - 13/01/2016

Depois de muita espera, cobranças, em março de 2015 chegou o contêiner metálico e automatizado para facilitar o descarte do lixo. Batizado como laranjão, colocado nos pontos críticos onde os moradores jogava o lixo domiciliar e depois entulhos. A Comlurb durante meses fez um trabalho de conscientização, explicando como usar, trouxe o mais famoso gari conhecido como sorriso e sua equipe durante duas semanas para um trabalho de conscientização.

Meses depois o primeiro contêiner metálico foi retirado, ele ficava nos fundos da estação de tratamento de esgotos, na calçada e quem passava pela Avenida Brasil. Na madrugada pedreiros para descartar material de suas obras particulares jogava entulho dentro do laranjão. A Gerência da Comlurb colocou um gari mais uma vez orientando e os próprios moradores também fazendo a mesma coisa. Colocava madeiras, resto de material de obras, garrafas, televisão e até pneus usados.

O laranjão foi retirado, esse foi o primeiro, semana passada mais dois retirados na Estrada Sargento Miguel Filho, um deles ficava do lado da base da UPP, a falta de educação das pessoas, que sempre reclama que o poder público esqueceu da comunidade e quando recebe uma melhoria não ajuda a conservar.

Mais também existe moradores comprometidos, no caso do laranjão da Rua Fort Lamy, onde é feita uma fiscalização por parte de quem mora próximo ao contêiner metálico. É o caso de Dona Ilza, morada antiga que todos os dias varre e cuida das suas plantas ao lado do laranjão. É importante ajudar a Gerência da Comlurb da Vila Kennedy, como os moradores que fiscaliza o laranjão da Fort Lamy e assim juntos ajudar para que não seja retirado o contêiner metálico.

Um outro exemplo é nas duas praças Dolomitas e Miami. Uma reivindicação do Portal da Vila Kennedy ao Coordenador Operacional Paulo Silveira de colocar alguns laranjões nas duas praças e assim cada comerciante jogar seu lixo no laranjão. Só que na prática a maioria das pessoas no final do expediente de trabalho deixa o lixo jogada pela praça.

 

O laranjão é um ótimo investimento feito pelo poder público, a coleta é realizada por caminhões automatizados mais eficientes e rápidos, reduzindo assim as complicações no trânsito e a poluição atmosférica resultante deste fator. Os containers contribuirão para a melhoria das condições higiênicas, estéticas e sanitárias do bairro, com tampas que evitam a atração de ratos e insetos, e impedem a entrada de água da chuva, e a consequente formação do chorume.

O esvaziamento é realizado por um por caminhão com sistema lateral, que garante agilidade. Outro moderno caminhão realiza a lavagem periódica de cada contêiner para higienização.