Polo do Conhecimento Sesc Rio completa um ano na Vila Kennedy
Alex Belchior – 14/12/2015 – Fala Vila Kennedy

No dia 11 de dezembro de 2014 foi a data de lançamento oficial na Vila Kennedy, em 2015 muitas ações no território, cursos, turismo social, carreta OdontoSesc, a seminário Vila Kennedy Pensa Vila Kennedy e trabalho de cartografia do território.

Vários cursos já realizados tanto no CCIK e outras instituições no bairro. Cuidador de crianças, horta comunitária, compostagem caseira, áudio visual, alimentação saudável, caminhos para longevidade, iniciação esportiva, jornalismo comunitário e muitos outros.

O Sesc, desde 1948, vem trabalhando o Turismo Social, o conjunto de relações e fenômenos resultantes da participação no turismo nas camadas sociais menos favorecidas, participação que se torna possível ou facilitada por medidas de caráter social bem definidas, mas que implicam um predomínio da ideia de serviço e não de lucro. Na Vila Kennedy através do Polo do Conhecimentos muitos moradores já conheceu o Cristo Redentor, Jardim Botânico, Parque Lage, Petrópolis e assim teve a oportunidade de visitar vários atrativos turísticos do Estado do Rio de Janeiro.

Na Exposição Vida na Vila, expostas fotografias enviadas por moradores do local, que foram convidados a participar de um concurso de fotografias retratando a beleza cotidiana na comunidade.

O Projeto Habilidades de Estudo (PHE), também é importante destacar, a iniciativa propõe realização das tarefas escolares, pesquisas e atividades extracurriculares, esportivas e culturais no horário inverso ao da escola, ampliando, assim, o tempo dedicado à aprendizagem e acontece no CCIK.

O OdontoSesc foi criado para atender a população que não tem acesso a consultórios odontológicos. O projeto é itinerante e conta com uma frota de 59 unidades móveis no Brasil todo. Essa ação na comunidade é realizada em parceria com o Centro Comunitário Irmãos Kennedy, a UPP da comunidade, a Creche Comunitária Nino e as Associações de Moradores de Vila Progresso (AMOVP), de Metral (AMM), de Vila Kennedy (AMOVK) e do Quafá (AMORQ).

O Sesc criado em 1946 por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc - Serviço Social do Comércio - é uma entidade privada sem fins lucrativos com a responsabilidade social na sua essência. Temos como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade.

Estamos presentes em todos os estados do Brasil. No Rio de Janeiro atuamos na capital e no interior do estado por meio de 22 Unidades fixas. Oferecemos acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, assistência, educação e esporte.

Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade, atendemos ainda os estudantes da rede pública de Educação Básica e a população em geral, com renda familiar até três salários mínimos nacionais. Para saber mais e participar do Programa, se dirija a uma unidade Sesc.