Prefeitura inaugura a primeira Clínica da Família da Vila Kennedy
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (10/12), a primeira Clínica da Família da Vila Kennedy, na Zona Oeste, que beneficiará 24 mil moradores da região. Batizada de Clínica da Família Wilson Mello Santos "Zico", esta é a segunda unidade de atenção primária do bairro, que já conta com um Centro Municipal de Saúde. Foi na Vila Kennedy, também, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade, em 2009.

Com investimento de R$ 5,2 milhões, a nova unidade de saúde inicia o atendimento nesta sexta-feira (11/12), com oito equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal. No local, serão atendidas as comunidades Sargento Miguel Filho, Malvinas, Alto Kennedy, Nova Esperança, Castor de Andrade, Congo, Jardim do Éden e Vila Progresso.

A clínica da família evita que os hospitais fiquem cheios de pessoas que não tinham que estar neles com doenças corriqueiras e simples. O importante é que as clínicas previnem as doenças e tratam da saúde da população.

Na unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. Além de consultórios, a Clínica da Família Wilson Mello Santos "Zico"conta com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca.

Na Estratégia de Saúde da Família, os colaboradores atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Através do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e dentistas, membros da mesma família têm acesso a ações e serviços de saúde de acordo com as suas necessidades.

A atenção básica é o primeiro e o mais frequente contato das pessoas com as redes de serviços de saúde, onde são realizadas as primeiras consultas. Os pacientes recebem orientação para que previnam-se de doenças e tenham um tratamento precoce e efetivo, evitando assim internações hospitalares desnecessárias.

Os moradores são cadastrados nas Clínicas de Saúde da Família e passam a receber os cuidados na unidade, bem como em suas casas, através da visita dos profissionais.

Entre os tratamentos de prevenção destacam-se o acompanhamento pré-natal em gestantes até o nascimento do bebê, quando passam a receber atenção, que se estende por toda a vida, nas áreas médicas, odontológicas e vacinação infantil.

As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com:

• Médicos
• Enfermeiros
• Técnicos de Enfermagem
• Agentes Comunitários de Saúde
• Agentes de Vigilância em Saúde
• Dentistas
• Auxiliar de Saúde Bucal
• Técnicos de Saúde Bucal

Esses profissionais são divididos nas Clínicas da Família por equipes responsáveis pela sua área (local de moradia). Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por um profissional de sua equipe e é orientado e atendido de acordo com sua necessidade.