Cobertura de Saúde da Família em Vila Kennedy passará dos 48%
Alex Belchior – Fala Vila Kennedy

A região de Vila Kennedy conta atualmente com duas unidades de saúde da rede municipal: a UPA Vila Kennedy, inaugurada em 2009 e o CMS Dr. Henrique Monat. Uma clínica da família se encontra em fase final de construção na Estrada Sargento Miguel Filho e deve ser inaugurada até o final do ano.

Atualmente, a cobertura de Saúde da Família em Vila Kennedy é de 25% e, com a nova unidade, passará dos 48%, com mais 24 mil pessoas beneficiadas. Boa parte da população ainda acha que precisamos de mais uma clínica da família, são anos que a população só aumenta e essa unidade chega com atraso.

Na Estratégia de Saúde da Família, os colaboradores atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Através do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e dentistas, membros da mesma família têm acesso a ações e serviços de saúde de acordo com as suas necessidades.

A atenção básica é o primeiro e o mais frequente contato das pessoas com as redes de serviços de saúde, onde são realizadas as primeiras consultas. Os pacientes recebem orientação para que previnam-se de doenças e tenham um tratamento precoce e efetivo, evitando assim internações hospitalares desnecessárias.

Os moradores são cadastrados nas Clínicas de Saúde da Família e passam a receber os cuidados na unidade, bem como em suas casas, através da visita dos profissionais.

Entre os tratamentos de prevenção destacam-se o acompanhamento pré-natal em gestantes até o nascimento do bebê, quando passam a receber atenção, que se estende por toda a vida, nas áreas médicas, odontológicas e vacinação infantil.

As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com:

• Médicos
• Enfermeiros
• Técnicos de Enfermagem
• Agentes Comunitários de Saúde
• Agentes de Vigilância em Saúde
• Dentistas
• Auxiliar de Saúde Bucal
• Técnicos de Saúde Bucal

Esses profissionais são divididos nas Clínicas da Família por equipes responsáveis pela sua área (local de moradia). Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por um profissional de sua equipe e é orientado e atendido de acordo com sua necessidade.