Vila Kennedy vai participar do Prêmio de Cultura da Prefeitura
Alex Belchior – Fala Vila Kennedy

Depois de ser lançado no dia 01/07 na Maré, hoje (8/7) no Complexo do Alemão e Penha. Agora fica faltando para a Vila Kennedy e Senador Camará. Cada realizador selecionado receberá o prêmio de R$ 25 mil para desenvolver seus trabalhos e movimentar a cena local ao longo de um ano. As inscrições abrem no dia 20 de julho e vão até 3 de setembro, o resultado sairá no dia 16 de novembro.

O prêmio Territórios de Cultura reforça o compromisso da Prefeitura do Rio de estreitar os laços entre cultura e cidadania e valoriza uma grande tradição carioca: a capacidade de criar, inovar e se renovar. A partir de 20 de julho, as propostas deverão ser enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente no Protocolo da SMC, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio principal, sala 263, Cidade Nova, Rio de Janeiro, CEP 20211-110. O regulamento completo estará disponível para consulta em breve no site da SMC.

Para participar, são necessárias apenas cópia de RG e CPF e os interessados devem ser moradores desses complexos, além de ter experiência comprovada de, no mínimo, um ano no território. Desburocratizados, o processo de inscrição e a prestação de contas democratizam o acesso ao financiamento público para a cultura.

Ao longo do período de inscrição, articuladores locais realizarão um trabalho de pesquisa e identificação dos agentes culturais nas áreas pacificadas e nos dois territórios da Zona Oeste (Senador Camará e Vila Kennedy). Eles terão também a missão de ajudar os interessados no preenchimento da ficha de inscrição, mostrando o que é relevante para que o projeto seja avaliado, além de fazerem a interlocução com a Secretaria de Cultura, quando necessário.

A seleção dos projetos contemplados inclui avaliação e escuta. Nesta fase, os concorrentes farão uma defesa do projeto diante de uma banca formada por conhecedores dos territórios onde as iniciativas serão desenvolvidas.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro