Contêiner metálico e automatizado vai facilitar o descarte do lixo na VK
Alex Belchior - Fala Vila Kennedy

Venho acompanhando esse contêiner metálico e automatizado desde o final de novembro de 2013. Onde se deu início desse programa da Comlurb, no Centro do Rio e não esperava de um dia chegar na nossa querida Vila Kennedy. No italiano se chama “cassonetto”, o sistema é um sucesso na Itália e em toda Europa.

A coleta é realizada por caminhões automatizados mais eficientes e rápidos, reduzindo assim as complicações no trânsito e a poluição atmosférica resultante deste fator. Os containers contribuirão para a melhoria das condições higiênicas, estéticas e sanitárias do bairro, com tampas que evitam a atração de ratos e insetos, e impedem a entrada de água da chuva, e a consequente formação do chorume. Jacaré, Jacarezinho, Manguinhos, Cidades de Deus e Maré já recebeu esse equipamento. Em breve a Rocinha também vai receber.

A nova modalidade de gestão de resíduos vai chegar na próxima semana na Vila Kennedy. A novidade é a instalação do "Laranjão", um contêiner metálico e automatizado, que facilita o descarte correto do lixo.

Os novos equipamentos oferecem opção de descarte correto do lixo 24 horas por dia, sete dias da semana. E perto de casa ninguém precisa jogar lixo nas ruas, canais e rio. O uso constante garante vias limpas, melhorando a limpeza e evitando a proliferação de vetores. Ao usar o "Laranjão", o cidadão pisa no pedal, deposita o resíduo e retira o pé para fechá-lo, sem o contato das mãos.

O esvaziamento é realizado por um por caminhão com sistema lateral, que garante agilidade. Outro moderno caminhão realiza a lavagem periódica de cada contêiner para higienização.

O Portal da Vila Kennedy vem acompanhando desde junho de 2014, quando na Vila Olímpica foi anunciado pelo Diretor de Serviços Oeste Gustavo Puppi a chegada do equipamento. Em outubro o Coordenador Operacional Paulo Silveira, que tem um carinho especial pela Vila Kennedy nos informou que em 2015 esse equipamento ia chegar na localidade.

É importante a população colaborar, não jogando entulho, madeira, não deixar o lixo do lado de fora do LARANJÃO, como carinhosamente é chamado também. Agora só depende do morador em participar também não jogando lixo pelos terrenos ou pela rua. Vila Kennedy eu cobro, eu participo e eu cuido.