Ação Social do Sesc Rio na Vila Kennedy
Laís Maurílio - Assessoria de Imprensa Sesc Rio

Sesc promove dia de cidadania para comemorar sucesso do Polo do Conhecimento no Centro Comunitário Irmãos Kennedy.
 
Atividades culturais e oficinas são oferecidas pelo Sesc e pelo Coletivo Vila Kennedy, que reúne diversos atores sociais atuantes na localidade.
 
O primeiro Polo do Conhecimento do Sesc, recém-inaugurado em Vila Kennedy, vai comemorar os 51 anos do bairro e o sucesso do programa neste sábado (dia 31/1), das 9h às 15h, com uma nova edição do “Sesc na Comunidade”, projeto de ação social que leva serviços de saúde, cursos e outros a diversos pontos do estado. A programação, que acontece na Praça Dolomitas, em parceria com o Coletivo Vila Kennedy, vai oferecer oficinas de artesanato com aproveitamento de materiais reutilizáveis, de embelezamento dos cabelos (dreads, tranças e corte), emissão de carteira de identidade e orientações de saúde. Encerrando a participação do Sesc, um show com o Grupo Evidências. A partir das 17h, o Coletivo assume a praça com outras atividades culturais, que vão do hip hop ao samba.

Além de levar o Sesc a lugares onde não há uma unidade formal, o Polo do Conhecimento traz para a população da Vila Kennedy diversas oportunidades de capacitação, valorização pessoal, lazer e cultura. Neste ano, já estão sendo realizados cursos de cake designer e biscuit, além das aulas do projeto Saber Comunitário, com as turmas de Elaboração de projetos sociais e Formação de agente social. Para Claire Beraldo, gerente de Ação Social do Sesc no Rio de Janeiro, o Polo do Conhecimento é um marco para o Sesc:

- Essa é uma semente, que mostra a importância do Sesc estar permanentemente nas comunidades, e a parceria com o centro Comunitário Irmãos Kennedy não poderia estar sendo mais frutífera. E nada mais justo que comemorar esse projeto que tem tantos resultados positivos do que uma grande ação como essa, envolvendo toda a comunidade, desde a população até o terceiro setor e as entidades do governo – diz Claire.
 
Além deste dia de atividades, os moradores que ainda não conhecem o trabalho do Polo do Conhecimento poderão ter uma mostra do que é oferecido ali. Para mais informações sobre o Polo do Conhecimento no CCIK, é só acessar o site do Sesc, www.sescrio.org.br.
 
Polo do Conhecimento

Inaugurado em setembro de 2014, o Polo Sesc do Conhecimento já é uma referência em cursos na Vila Kennedy. Funcionando no Centro Comunitário Irmãos Kennedy, o Polo oferece aulas de valorização social, geração de renda e capacitação para atuação em projetos comunitários. Para participar das atividades, os interessados devem se direcionar ao CCIK (Estrada Sargento Miguel Filho, 371), consultar as atividades disponíveis e inscrever-se.
 
Sesc na Comunidade

O projeto, criado em 2012, tem como objetivo contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população de maneira em geral. Os serviços oferecidos pelo Sesc já estiveram nos conjuntos de favelas da Penha, do Alemão e da Maré, em diversas vilas olímpicas e em unidades prisionais. Nestas comunidades, já foram beneficiadas mais cerca de 100 mil pessoas, que tiveram serviços como orientação nutricional e atendimento odontológico, serviços de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, oficinas de cidadania e sustentabilidade e  atividades culturais.

 
Coletivo Vila Kennedy

Reunião de diferentes atores sociais na comunidade, o Coletivo Vila Kennedy e formado por, além do CCIK:  Rio + Social, CMS Henrique Monat, UPP Vila Kennedy, Portal da Vila Kennedy, CRAS Olímpia Esteves - SMDS, CRAS São Bento - SMDS, Fundação Leão XIII, Grupo Prol, Rede Cidadã, Grupo Focus, Adezo, Associação de Moradores do Quafá, COMOVIK (Conselho de Moradores de Vila Kennedy), Associação de Moradores de Vila Progresso, Detran RJ, MODU, GRES Unidos de Vila Kennedy, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, RJ JOW, Soul de Brasileiro, Jovens da Periferia, Cruz Vermelha (núcleo VK), entre outros.
 
Serviço

Sesc na Comunidade – Vila Kennedy
31/1/2015 (sábado), das 9h às 15h
Endereço: Praça Dolomitas, Vila Kennedy (praça da UPA)

Programação:

- Atividades educativas de geração de renda com reaproveitamento de pneu, de banner e de filtro de café, arte em tecidos  e economia solidária

- Oficinas de beleza: dread, mimos, corte, penteados e tranças

- Orientação jurídica

- Emissão de 1ª via do RG, isenção da 2ª do RG

- Banco de empregos

- Capoeira

- Apresentações de iniciativas locais: Jovens da Periferia (dança do passinho) e Renato Rodrigues (poesia Sérgio Alves)

- Orientação de saúde, com aferição de pressão, medição de glicose e colesterol, orientação nutricional e de higiene bucal com aplicação de flúor.

- Atualização da carteira de vacinação

- Jogos cooperativos

- Apresentação do Grupo Evidência