Inauguração do restauro da Estátua da Liberdade

Depois de longos meses de espera, finalmente a Vila Kennedy recebe restaurada a Estátua da Liberdade e o espaço onde ela fica. Quatro anos de muitas cobranças, nesse dia especial a população presente, o Secretário de Conservação Marcus Belchior e o vice-prefeito Adilson Pires.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, realizou a restauração da estátua da Liberdade, da Praça Miami, na Vila Kennedy, na Zona Oeste. A peça foi levada para um estaleiro especializado em Campo Grande onde foi executado serviço especializado de soldagem interna, além dos demais trabalhos de restauração. Foi feita a remoção de toda a tinta do monumento, a identificação dos pontos estruturais danificados, troca de peças, reparos no pedestal, além de aplicação de nova pintura. O orçamento da restauração foi de aproximadamente R$ 100 mil. A praça onde a estátua foi reinstalada também recebeu serviços de conservação.

A estátua da Liberdade foi esculpida pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi que criou o famoso monumento norte-americano. O monumento foi uma encomenda feita ela família Paranhos, em 1899, dez anos após a Proclamação da República do Brasil. Ela foi instalada na praça Miami em 1965.