Somos 41.555 ou 120.000 habitantes na Vila Kennedy?

Para o poder público somos 41.555 habitantes na Vila Kennedy. O número de domicílios é de 12.836, uma densidade domiciliar de 3,2 e 2.289.335,00 área (m2).

No projeto de criação da Vila Kennedy, na planta que tenho são 5.054 habitações e em 50 anos esse número pode ser ainda maior. Para o Instituto Pereira Passos, temos 8 comunidades, vale lembrar o Conjunto Sargento Miguel Filho (Malvinas), o Quafá mesmo dizendo ser de Bangu e o Jardim do Éden. As comunidades nós temos Alto Kennedy, Castor de Andrade, Pica Pau, Sapo, Metral, Quiabo, Alto Congo, Vila Progresso, Sociólogo Betinho e posso ter esquecido alguma.

Então é preciso rever o território da Vila Kennedy, já que até hoje não sabemos realmente onde começa e termina. Esse cálculo feito pelo último censo (2010), é preciso dialogar com os técnicos do IPP, que em breve através do Programa Rio Mais Social deve chegar a nossa comunidade e já se encontra atuando em outras comunidades pacificadas.

Para essa população de 41.555 habitantes, é suficiente o Posto de Saúde Henrique Monat e uma Clínica da Família em construção. Só que sabemos que boa parte da Vila Kennedy não vai ser atendida na clínica quando ela for inaugurada.

Em relação ao transporte, na Prefeitura do Rio consta registrado 9 carros da linha 394, a empresa Bangu coloca 12, isso foi confirmado na última fiscalização feita esse ano pela Secretaria de Transportes. Só que sabemos que essa quantidade de ônibus não é suficiente e ainda temos problemas em outras linhas (811,812 e 784).

Em relação a educação, temos números suficientes de escolas municipais, só que em relação as creches, hoje chamadas de Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), não temos a quantidade para atender as famílias. Para você ter uma ideia da situação, Escola Municipal Norbertina de Souza Gouveia (jardim de infância), foi transformada em um EDI, o prédio não é os atuais modernos que a Prefeitura vem construindo e sim o antigo jardim de infância ao lado da igreja católica. O poder público pode dizer, mais já tem um EDI na Vila Kennedy, só que só mudou o nome e a estrutura é a mesma de 50 anos. A população é que perde, já que só temos 4 creches e o jardim de infância hoje EDI.

Temos aproximadamente 448 logradouros públicos, se realizar um cálculo de 40 moradias em cada logradouro, vamos ter aproximadamente 18.000 casas. Continuando a calcular, dessas 18.000, vamos dobrar a densidade de habitantes de domicílio para 6. Então vamos chegar a uma população de aproximadamente 108.000 habitantes.

Esse é o primeiro debate a ser feito com o poder público, temos esse direito de ter a população exata, depois vamos perguntar se é suficiente a quantidade de creches, escolas, unidades de saúde, espaços de lazer, transporte e dessa forma melhorar a nossa qualidade de vida.