Sos lixo nas ruas, praças e terrenos na Vila Kennedy

A quantidade de lixo que é jogada no em ruas, praças, terrenos é muito grande na Vila Kenendy e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as conseqüências e assim nossa localidade fica em uma situação terrível.

Qual o destino dos caminhões que coletam o lixo de nossas casas? Cerca de 76% do lixo (ou resíduos sólidos) produzido no Brasil vai para lixões, 13% para aterros controlados, 10% para aterros sanitários e apenas 1% passa por processos de compostagem, reciclagem ou incineração.

O processo de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos é de responsabilidade dos municípios e transformou-se em um dos grandes problemas enfrentados por inúmeros governantes que não sabem o que fazer com tanto lixo. Foi possível observar a situação das cidades de Duque de Caxias, Belford Roxo e São Gonçalo.

Os lixões, para onde vai a maior parte do lixo doméstico, são depósitos a céu aberto, onde os resíduos, depositados de forma regular ou clandestinamente, formam verdadeiras montanhas. Além da poluição visual, do risco de contaminação do solo, de rios e águas subterrâneas - caso os resíduos alcancem o lençol freático - nos lixões proliferam parasitas causadores de doenças. Temos o exemplo do aterro de Gericinó que ainda continua aberto e recebendo lixo todos os dias.

Muitas pessoas, ainda, lançam seus lixos em vias públicas, rios, praias, mares, em terrenos baldios, margens de vias públicas, redes de esgoto, entre outros locais impróprios.

A Vila Kennedy se encontra em uma situação de abandono, o entulho das obras são jogados em qualquer lugar, em seguida o morador que não tem uma lixeira em casa, pega o seu saco de lixo, não espera o caminhão da Comlurb passar e joga no meio dos entulhos. Ai nasce um grande problema, o lixo passa a ser jogado ali por outros moradores e ai nasce um lixão de rua que acaba ficando semanas para depois ser recolhido.

Infelizmente a situação vem piorando, é preciso um trabalho de reciclagem urgente, educação ambiental e com isso uma conscientização maior da população da Vila Kennedy em relação onde jogar o seu lixo do dia-a-dia.