Por uma Vila Kennedy mais limpa completa dois meses 

Essa semana vai completar dois meses do projeto "Por uma Vila Kennedy mais limpa". Iniciativa promovida pelo Instituto Vila Solidária e Diretoria de Serviços Oeste da Comlurb.

O encontro de lançamento foi no dia 14/09, na Escola Municipal Joaquim Edson Camargo e apresentado para toda sociedade civil. A Vila Kennedy foi dividida em 12 setores, o trabalho começa com uma panfletagem, visitando cada residência e dessa forma um contato direto com o morador. É possível explicar todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Nesse contato com o morador, se explica da importância de colocar na calçada, tudo que não serve e que se encontra na residência dele. No dia que for informado, passa o caminhão do cata-tralha da Comlurb e vai recolher todo esse lixo. Depois dessa fase se inicia a limpeza dos logradouros e retirada de entulhos na região que foi planejada para atuação da equipe.

O primeiro setor, que foi a Vila Progresso, foi o maior sucesso, o jornalista Valdeci Santos, esteve presente fotografando, só que depois a Comlurb continuou todo processo sozinha. Sabemos que é dificil, a maioria das pessoas tem que trabalhar, volta tarde, cansados e um trabalho como esse a longo prazo fica complicado. Andrey um dos integrantes do Instituto Vila Solidária, reconhece que não foi possível acompanhar de perto, por isso meu interesse em escrever esse texto, com objetivo de informar e unir forças para não deixar esse iniciativa cair no esquecimento.

Essa falta de união, comunicação, as vaidades de algumas pessoas, a política que cada um quer fazer visando um candidato, tudo isso só atrapalha e faz com que a Vila Kennedy não avance.

O objetivo do Portal da Vila Kennedy é de ajudar no que for possível para o desenvolvimento da nossa localidade. Procurei os administradores da Comlurb da Vila Kennedy e recebi essas informações sobre o desenvolvimento do projeto.

Setor 1.1 
Logradouros: 60
Trabalhadores envolvidos: 49
m³ removidos: 139 m³ de resíduos removidos

Setor 1.2 
Logradouros: 33
Trabalhadores envolvidos: 30
m³ removidos: 49 m³ de resíduos removidos

Setor 1.3 
Logradouros: 50
Trabalhadores envolvidos: 15
m³ removidos: 28 m³ de resíduos removidos

Setor 1.4 
Logradouros: 32
Trabalhadores envolvidos: 16
m³ removidos: 14 m³ de resíduos removidos

Setor 1.5 
Logradouros: 18
Trabalhadores envolvidos: 19
m³ removidos: 9 m³ de resíduos removidos

Fazendo uma análise, o setor 1.1 tem a participação das instituições e da população. O número de logradouros foi maior, trabalhadores envolvidos e a retirada de resíduos nem se compara aos outros setores. A Comlurb precisa do apoio de todos, ela segue fazendo seu papel e nós moradores temos que fazer a nossa parte. Sem a participação das instituições, da população, infelizmente quem perde é a Vila Kennedy.