Escola Municipal Guilherme da Silveira

Endereço: Estr. Do Guandu do Senna, 1.353
Cep: 21853-030
Tel: 3467-5918

Biografia de Guilherme da Silveira

Guilherme da Silveira formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; dedicou-se posteriormente aos assuntos econômicos e financeiros ocupando por três vezes a Presidência do Banco do Brasil. No exercício do cargo de Ministro da Fazenda visando a diminuição do déficit orçamentário estabeleceu normas para a execução do Orçamento com severas economias extinguindo o período adicional ao exercício financeiro. Na sua administração foi excluído na Tarifa das Alfândegas o automóvel como bagagem de passageiro uniformizando o tipo das estampilhas do Imposto do Selo e do Papel Selado reorganizado o Serviço de Coletorias Federais e aprovado o Regimento da Divisão da Economia Cafeeira.

Ainda na sua gestão foram sancionadas as seguintes leis: a que dispôs sobre os carros oficiais autorizando a cunhagem de 276 milhões de cruzeiros em moedas auxiliares e divisionárias e a que deu nova organização à Casa da Moeda. Ocupou também os cargos de Presidente da Companhia Progresso Industrial do Brasil e Presidente do Banco Português do Brasil. Foi também Membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda Membro da Comissão de Planejamento Econômico Presidente da Comissão de Financiamento da Produção e Presidente da Comissão de Indústria de Material Elétrico.

Foi contratado como diteror-médico pela Companhia Progresso Industrial Fábrica Bangu, uma indústria têxtil criada em 1889 na região de Bangu e a qual a maioria dos acionistas pertenciam à colônia portuguesa e, cuja presidência assumiu em 1922. Auxiliado pelo Visconde de Morais, ex-presidente do Banco Português, imprimiu dinamismo e modernidade à Fábrica Bangu.

Fonte: Ministério da Fazenda